terça-feira, 1 de julho de 2008

A polêmica da "Lei Seca"


A nova lei de trânsito “Lei Seca” que entrou em vigor pretende diminuir os acidentes e mortes de carro aumentando o rigor e as penalidades para quem for pego com mais de 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido. Quem estiver com mais de 0,3 mg pode pegar até detenção de 6 meses a 3 anos.

Com a entrada em vigor dessa lei praticamente não será mais permitido nenhuma gota para quem pegar no volante. A multa é pesada, R$ 955 reais, além da perda do direito de dirigir e da retenção do veículo. Em caso de prisão o cidadão terá que pagar uma fiança por volta de 1.500 reais ou poderá ser recolhido ao presídio.

Complicado não? Acredito que esta Lei seja necessária porque irá diminuir os acidentes de trânsito e a irresponsabilidade de muitos motoristas. Mas, o que quero discutir é a eficiência desta lei. Sabemos que infelizmente existe corrupção dentro da polícia, sempre existiu. Agora, se o policial parar uma pessoa que está embriagada e sabendo que irá tomar uma multa de R$ 955,00 oferecer metade deste valor a um policial corrupto e mal remunerado, será que este policial irá aplicar a lei com rigor?

Enquanto esta adaptação da Lei esta em vigor e muitos estão sendo presos e multados dou algumas dicas para aqueles que desejam dirigir e beber:

1° Não use aqueles Anti-Sépticos bucais antes de sair de casa, possui álcool e pode facilitar o bafômetro.

2° Não coma qualquer tipo de bombons com licor (até isso)!

3º Caso escolha beber uma cerveja, escolha 1 garrafa de Sol Shot, aquela de 250ml que provavelmente não pegará no bafômetro.

4º Leve dinheiro e vá de táxi porque acho difícil alguém que vá de carro fique sem beber vendo todos os seus amigos bebendo.

5º Quando não tiver dinheiro peça para mamãe ou papai busca-lo!

Brincadeiras à parte, quero discutir essa Lei que sem dúvida é necessária, mas tem rigor em excesso, em minha opinião. E qual a opinião de vocês?

Nenhum comentário: